Precisa de ajuda?

Inicie agora!

Leitura estimada: 11 minutos 2460 views

Para iniciar uma conferência instantânea (sem agendamento), siga o passo a passo:

  1. Acesse o menu Conferências.
  2. Clique em Inicie agora!

    *Um pop-up mostrará os seguintes links que podem ser copiados pelo criador da conferência para compartilhamento com os usuários que serão convidados a participar da reunião:

    Link para convidar moderador.

    Link para convidar participantes.

  3. O criador da conferência pode acessar a sala da reunião pela mesma tela pop-up. Basta pressionar Entrar agora.

    No entanto, precisa copiar o link de moderador e de participante e enviar para os usuários que serão convidados para entrar na sala com essas permissões.

    * Os convidados só conseguirão acessar a conferência utilizando esses links.

  4. Antes de acessar a sala de reunião confira e, se necessário, edite seu Nome de usuário.

    Selecione a câmera e o microfone que vai utilizar e, se desejar, os desative para que ao entrar na sala outros participantes não visualizem a imagem da sua câmera e não ouçam o áudio do seu microfone.

    Feitos os ajustes pressione Entrar.

    *A tela da conferência será aberta em uma nova aba do navegador.




    Na demonstração a seguir a usuária acessa a conferência com o link de participante enviado pelo criador da reunião:


  5. Ao entrar na conferência será possível visualizar o Nome ou apelido usados pelos convidados para acessar a sala da reunião, e as iniciais desses Nomes (ou apelidos). Além disso, a imagem deles, caso tenham entrado na sala com a câmera habilitada para ser visualizada pelos demais participantes.


    Junto da identificação de cada participante será mostrado o status do seu microfone (ativo/aberto ou inativo/fechado).

    É possível identificar o status do dispositivo de áudio dos participantes pelas seguintes indicações visíveis para todos os convidados:

    • Microfone em vermelho: Dispositivo desabilitado.

    • Microfone em cinza: Dispositivo habilitado, mas inativo (usuário está com microfone aberto, mas não está falando).

    • Microfone em verde: Dispositivo habilitado e ativo (usuário está falando).

    Quando o microfone estiver com este status, o Nome do participante que está falando também será circulado na cor verde.

    Na demonstração, ao entrar na conferência Ana visualiza a imagem de Gisele, que está com a câmera aberta. A cor indicativa do microfone de Ana muda de acordo com as ações que ela aplica para o próprio áudio.


  6. No rodapé da tela de conferência são exibidos os botões das ações que podem ser executadas pelos participantes durante a reunião. Sendo as seguintes:


    • Câmera: Permite ativar ou desativar a visualização da imagem da câmera para outros participantes da conferência.

    • Microfone: Basta clicar para habilitar ou desabilitar seu áudio para os demais participantes.

    • Autovisualização: Ao clicar o usuário pde ter uma visualização prévia de sua imagem antes de ativar a visualização da sua câmera para os demais participantes.

    • Apresentar: Permite que o usuário compartilhe a tela de seu dispositivo com os demais participantes.

    • Modo de exibição: Para selecionar de que forma deseja ver as informações apresentadas e os demais participantes durante a conferência.

    *É possível escolher:

    - Distribuir em grade.

    - Destacar usuários.

    - Destacar quem fala, com os demais ao redor.

    - Destacar quem fala, com os demais abaixo.

    - Destacar apresentação com apresentador abaixo.

    - Destacar apresentação com apresentador acima.


    Chat: Para interação dos participantes da reunião por mensagens de texto durante a conferência.

    Levantar a Mão: Levantar a mão durante a conferência para sinalizar o interesse de falar ou pedir para apresentar alguma informação.

    • Participantes:Identifica quem está na sala da conferência.

    • Telefone: para sair da sala da conferência (desligar Chamada de vídeo).

    Na demonstração é possível acompanhar a visão do participante Paulo, que é moderador da conferência. Note que a participante Gisele entra na reunião com a câmera aberta e depois desabilita a câmera. Paulo executa uma autovisualização. Mas, não abre a visualização de sua câmera para os demais participantes.

DICA

Ao(s) participante(s) que acessar(em) a reunião com link de moderador é concedido o privilégio de fechar (desabilitar) o microfone de outros convidados para evitar interrupções indesejadas.

Por exemplo: Se ocorrer vazamento de áudio do ambiente em que um convidado está no momento em que participa da reunião (áudio de fundo). 

Ao clicar na ação “LEVANTAR A MÃOo participante da coneferência visualizará os seguintes comportamentos no botão da ação:

  • Quando o próprio usuário clicar na ação o “ícone de mão” será exibido na cor branca sobre um fundo verde.
  • Quando outro participante “Levantar a mão” o usuário será notificado por um ícone vermelho no topo esquerdo do botão. Além disso, o “ícone de mão” será exibido na cor branca sobre um fundo cinza. 

Confira a demonstração:

Observe que ao lado dos nomes de participantes, à direita da tela, também é mostrado um ícone de mão na cor verde para identificar quem está com a “mão levantada”.

         PARTICIPANTES

Ao acessar a sala de uma conferência o usuário visualizará todos os participantes que estão na reunião pela listagem ao lado da tela. E, quando qualquer pessoa na sala de uma conferência pressionar o botão Participantes, uma aba abrirá na lateral da tela da conferência e identificará quem está na reunião pelo:

  • Nome com o qual o participante se identificou ao entrar na reunião.
  • Status do microfone e da câmera: (inativo = vermelho ou ativo = verde).
  • Botão Fixar Apresentação: Só será exibido para Moderadores. Quando Participante(s) ou Moderador(es) da conferência estiver(em) compartilhando a tela de seu dispositivo, o nome de quem está apresentando será exibido pela segunda vez na lista de Participantes, seguido da informação (Apresentação). Neste cenário, todos os participantes visualizarão o ícone de “Fixar Apresentação” ativo (na cor verde) sendo mostrado apenas ao lado do nome da Apresentação

*Para “Apresentação” não serão apresentados os ícones de câmera e de microfone. Além disso, na tela da conferência, um círculo na cor amarela será exibido ao redor do nome do Participante que está fazendo uma apresentação.

*Para ser exibida uma Apresentação, a pessoa que está apresentando precisa estar com a câmera aberta para visualização por todos na reunião.

*Quando mais de uma pessoa na reunião estiver apresentando (compartilhando tela), o Moderador poderá pressionar o ícone de Fixar Apresentação” ao lado de uma Apresentação para que seja carregada na tela da conferência para todos na reunião.

  • Botão “Tornar Apresentador”: É exibido para qualquer pessoa na reunião. Quando clicado este ícone permite que outro participante da conferência assuma e continue uma apresentação que está em andamento. Assim, apenas a imagem da câmera será alterada para a do novo apresentador, sem a necessidade de que um usuário pare e outro comece a compartilhar um mesmo conteúdo. A opção é útil quando a mesma apresentação for realizada por mais de um participante.

*Para ser apresentador o usuário precisa estar com a câmera ativa (aberta) para visualização pelos demais participantes da conferência.

  • Remover da reunião: Este botão será exibido ao lado do Nome de cada participante, exceto Moderador(es).

*A pessoa que cria a conferência e as que recebem link para acessar a sala da reunião como Moderador(es) são as únicas que podem visualizar o botão Remover da reunião. Só elas podem excluir qualquer outro participante da conferência. Além disso, também podem mutar o microfone de outros participantes para evitar interferências inesperadas ou indesejadas.

Visão de Moderador

Nesta demonstração é possível observar a visão do Moderador Paulo ao acessar uma reunião em que Gisele está apresentando (compartilhando a tela de seu dispositivo).

DICA

O nome de quem está apresentando é exibido duas vezes na lista de Participantes. Uma identifica o participante na conferência. Outra identifica sua apresentação, onde sua câmera aparece destacada na cor verde.

Leave a Comment

Compartilhar

Inicie agora!

Copiar link

CONTEÚDOS