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Guia do Usuário do Aplicativo

Leitura estimada: 8 minutos 103visualizações Validadores Fabiana Nonjah

O aplicativo do Canal de Alertas Smartspace  compõe um sistema de monitoramento e resposta para emergências em tempo real.  

Ele é disponibilizado nas lojas de aplicativos Google Play Store e Apple Store para usuários monitorados por empresas/órgãos que possuem serviços ou programas que atendem pessoas em situações de emergência/risco. 

Por exemplo: vítimas de violência doméstica, profissionais de saúde que atendem emergências em hospitais, funcionários de empresas que atuam em campo, participantes de eventos, entre outros. 

A empresa/órgão que presta o atendimento pode personalizar o aplicativo de acordo com as situações de emergência relacionadas ao seu programa/serviço. Isso permite, inclusive, que utilizem um nome alternativo para o APP. O que é útil para que pessoas monitoradas consigam solicitar ajuda com discrição, como no cenário de mulheres vítimas de violência. 

O download pode ser feito sem nenhum custo para os usuários e as ligações feitas a partir do aplicativo funcionam via rede pública, sem necessidade de acesso à internet. 

Pelo celular, usuários podem acionar botões de alerta nas cores Verde (risco leve), Amarelo (risco moderado) ou Vermelho (risco grave). 

Os acionamentos permitem que a empresa/órgão identifique rapidamente a gravidade da situação e aja de acordo com cada caso. 

Os usuários são cadastrados pela empresa/órgão. Mas, caso um usuário baixe o aplicativo no celular e ainda não tenha uma conta cadastrada, basta seguir as orientações fornecidas no próprio aplicativo clicando em Não possuo uma conta.

Este guia explica como o aplicativo funciona a partir do exemplo de utilização em um programa que monitora pessoas em situação de risco de violência. 

O nome do aplicativo e todas as mensagens e contatos nas telas foram personalizados para este caso de uso. 

Consulte a empresa/órgão responsável pelo programa/serviço que você utiliza para buscar o APP correspondente nas lojas de aplicativos. 

Caso de Uso

Humor Diário” é o nome discreto escolhido para atender pessoas em risco de sofrer violência, sem que agressores consigam identificar a real finalidade do aplicativo, e evitem pedidos de ajuda. 

O sistema de atendimento funciona como um “Botão do Pânico”. A partir do cadastro, sempre que sentir-se em perigo a pessoa monitorada pode acionar os botões de alerta nas cores Verde (risco leve), Amarelo (risco moderado) ou Vermelho (risco grave). 

Ao fazer isso, a Equipe de segurança será notificada por mensagem. Para os alertas Amarelo e Vermelho, além da notificação por mensagem também será realizada uma ligação para o número de atendimento. 

Ao ser notificada, a Equipe de segurança entrará em contato com a pessoa monitorada e adotará as medidas de atendimento necessárias para cada situação. 

Utilizar o aplicativo

Confira a seguir o passo a passo com orientações para uso do aplicativo:

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu celular: Google Play Store (Smartphone) ou Apple Store (IOS).

    Pesquise pelo aplicativo desejado, faça o download e a instalação.

    * Nesta demonstração o aplicativo tem o nome alternativo “Humor Diário”.

  2. Para utilizar o aplicativo é necessário possuir um cadastro realizado pela Equipe do órgão que presta o atendimento.

    Se ainda não tem cadastro, selecione Não possuo uma conta. Você será direcionado para a tela com o link de um endereço de e-mail para contato. Clique nele.

    "Slider Vertical para Celular1"

  3. Usuários já cadastrados podem acessar o aplicativo utilizando o CPF e a senha fornecida pela Equipe de atendimento.

    Basta informar os dados e selecionar Continuar.

    *O CPF utilizado na demonstração é meramente ilustrativo.
  4. Caso não lembre a senha, será necessário solicitar a redefinição à Equipe do programa/serviço. Para isso, selecione Esqueci minha senha.

    Na tela de Recuperação de senha clique em um dos canais de contato disponíveis.

  5. Após o login, a tela de Boas-vindas será exibida.

    Deslize para a direita para ver todas as orientações sobre o uso do aplicativo.


    IMPORTANTE
    IMPORTANTE: É recomendável permitir que o aplicativo acesse sua localização, para que a Equipe de atendimento possa agir em caso de risco moderado ou grave.


    Quando a permissão para acessar a localização estiver habilitada, a Equipe de atendimento receberá um link para acessá-la.

    Se a permissão não for concedida, o pedido de ajuda será recebido como “Sem localização”.

  6. Para ver a tela de instruções do aplicativo clique no ícone de interrogação no topo direito.
  7. Quando estiver em perigo, na tela inicial do aplicativo selecione os botões coloridos de acordo com o grau de risco em que se encontra, como a seguir:

    Verde: A mensagem discreta do botão é “Estou bem”. Indica que existe um grau de risco leve. No aplicativo você verá uma mensagem orientando que aguarde contato da Equipe de atendimento.


    Amarelo: A mensagem discreta do botão é “Estou normal”. Indica que existe um grau de risco moderado.

    Vermelho: A mensagem discreta do botão é “Estou mal”. Indica que existe um grau de risco alto.

    No aplicativo uma mensagem informará que o órgão foi notificado com sua identificação, grau de alerta e localização.

    A mensagem ainda apresentará o botão Ligar agora! Basta clicar para fazer uma chamada para o número de atendimento.

    *Se estiver impedido de pressionar o botão, em 10 segundos o aplicativo usado no aparelho para fazer ligações será aberto com o número de atendimento preenchido.

    Basta pressionar o ícone do botão Ligar.

    "O aplicativo do seu celular para fazer ligações abrirá automaticamente em 10 segundos, com o número de atendimento preenchido. Clique no botão para ligar.

    *O número da imagem é ilustrativo."

  8. Se a permissão para acessar sua localização não foi concedida, a mensagem que chegará para a Equipe de atendimento informará “Sem localização”.

    No aplicativo uma mensagem indicará que o órgão foi notificado com sua identificação e grau de alerta e chamará atenção para o fato de a sua localização não ter sido enviada.

  9. Os dados do Perfil de usuário podem ser consultados selecionando o ícone de Avatar, no topo direito da tela do aplicativo.

    Além de informações do cadastro é possível verificar endereços de contato para informar a existência de dados incorretos.

  10. Para fazer logout do aplicativo basta clicar no ícone para sair, também no topo direito da tela.


    IMPORTANTE

    IMPORTANTE: As ligações para a Equipe de atendimento serão gravadas, para controle dos atendimentos pela empresa/órgão de monitoramento e segurança da pessoa monitorada.

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