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Perguntas Frequentes

Leitura estimada: 1 minuto 87visualizações Validadores Fabiana Nonjah

Confira as respostas para Perguntas Frequentes. Se tem uma dúvida não contemplada nessa lista, utilize a área de comentários no final desta página para enviá-la. 

Para mais detalhes, acesse o Guia do Usuário do Aplicativo.

O Canal de Alertas Smartspace é uma plataforma para monitoramento e resposta de emergências em tempo real, que funciona integrado com aplicativo de celular. 

Pelo celular, usuários podem disparar alertas classificados por cores (Verde, Amarelo e Vermelho). 

Os acionamentos são recebidos por Atendentes responsáveis pelo monitoramento, que identificam rapidamente a gravidade da situação para agir de acordo com cada caso. 

Usuários fazem download do aplicativo no celular (que pode ter um nome alternativo configurado pelo prestador do atendimento nas lojas de aplicativos).

Os responsáveis pelo atendimento cadastram esses usuários no Canal de Alertas e iniciam o monitoramento. 

Quando o usuário está em perigo aciona um dos botões coloridos pelo aplicativo, para sinalizar o grau de risco (Verde/Leve, Amarelo/Moderado ou Vermelho/Grave). 

Ao pressionar os botões Amarelo ou Vermelho também é possível fazer uma chamada telefônica para a equipe de monitoramento do Canal de Alertas, que pode agir rapidamente. 

  • Verde: Indica que existe um grau de risco leve. No aplicativo você verá uma mensagem orientando que aguarde contato da Equipe de atendimento. 
  • Amarelo: Indica que existe um grau de risco moderado. No aplicativo uma mensagem informará que o órgão foi notificado com sua identificação, grau de alerta e localização. A mensagem ainda apresentará o botão Ligar agora! Basta clicar para fazer uma chamada para o número de atendimento. 
  • Vermelho: Indica que existe um grau de risco alto. O funcionamento é o mesmo do botão Amarelo. 

A Equipe de monitoramento da empresa/órgão responsável pelo Canal de Alertas, que é notificada por mensagem e com chamadas de voz, no caso de disparos dos botões Amarelo ou Vermelho. 

Sim. Ao acionar o botão Amarelo ou o Vermelho pode ser iniciada uma chamada para o número da Equipe de monitoramento da empresa/órgão responsável pelo Canal de Alertas. Basta clicar para Ligar quando o número de atendimento for carregado na tela do celular. 

Sim. Caso tenha habilitado a permissão para sua localização no aplicativo, a mensagem de alerta recebida pela Equipe de monitoramento do Canal de Alertas conterá sua localização, encaminhada via Google Maps. 

Pode. Mas, a permissão é altamente recomendada, pois, a partir dela a Equipe de monitoramento poderá agir em caso de risco moderado ou grave para a pessoa monitorada.

Quando a permissão estiver habilitada, a Equipe receberá um link para acessá-la. Se você não conceder a permissão, o pedido de ajuda será recebido como “Sem localização”. 

Sim. Após fazer download e instalação do aplicativo no celular, é necessário ter acesso à internet para utilizar o APP e conseguir acionar os botões de alerta.

Já as ligações feitas para a empresa/órgão de monitoramento a partir do disparo de alertas das cores Amarelo e Vermelho funcionam via rede pública, sem necessidade de acesso à internet ou de créditos para realizar chamadas. 

Na tela de login do aplicativo o CPF deve sem informado sem nenhum caractere, como ponto ou hífen. Utilize apenas números.

Ao fazer isso e o problema persistir, entre em contato com a empresa/órgão de monitoramento clicando em Esqueci minha senha e utilizando um dos canais de atendimento disponíveis na tela de Recuperação de senha. 

Se esquecer a senha perderá o acesso ao aplicativo. Quando isso acontecer, selecione a aba Esqueci minha senha. Utilize os canais de atendimento informados na tela Recuperação de senha para solicitar à empresa/órgão responsável pelo monitoramento que gere uma nova senha e encaminhe para você. 

Ao configurar o aplicativo, a empresa/órgão que faz o monitoramento pode inserir um nome alternativo, que oculte a real finalidade do Canal de Alertas. Isso garante que pessoas monitoradas consigam acionar ajuda sem chamar atenção. 

Sempre que disparar um alerta uma mensagem de confirmação será exibida na tela no aplicativo. 

Confira todos os detalhes do funcionamento no Guia do Usuário do Aplicativo. 

Sempre que acionar um alerta ele será recebido pela Equipe de monitoramento, que iniciará o atendimento entrando em contato com você.

*Recomenda-se cuidado ao utilizar o canal, para que a Equipe esteja disponível para atender pessoas que realmente se encontram em situação de perigo.

A forma de atendimento é definida pela empresa/órgão que monitora o Canal de Alertas.

É importante que, ao ser cadastrada, a pessoa monitorada se informe sobre os procedimentos adotados pela Equipe de monitoramento. 

Os dados da pessoa monitorada são cadastrados no sistema acessado pela Equipe da empresa/órgão de monitoramento. Informações como nome, CPF e telefone são enviadas com a mensagem de alerta disparada pelo aplicativo. 

Sim. Quando o alerta Amarelo ou Vermelho é disparado, uma ligação pode ser feita para a Equipe de monitoramento. Ao ser atendida a chamada começa a ser gravada.

*As gravações são gerenciadas pela empresa/órgão responsável pelo Canal de Alertas. 

Quando um Administrador adiciona um novo Usuário (Administrador ou “Atendente”), automaticamente ele é associado ao Domínio da empresa/órgão, garantindo o acesso ao Canal de Alertas. 

Todos os membros cadastrados com perfil de Administrador podem gerenciar Equipe. O Administrador poderá adicionar novos usuários à Equipe e cadastrá-los como Administrador ou Usuário (Atendente) do Canal de Alertas

*O perfil de Usuário (Atendente) não visualiza o menu Equipe.

Na tela de login da plataforma, utilize a opção de redefinição de senha. Siga as instruções fornecidas para recuperação de senha. 

Usuários Inativos perdem acesso ao sistema (não conseguirão fazer login na plataforma). Mas, continuam sendo listados na tela de Equipe, com status Inativo. 

Usuários (Atendentes/membros) têm acesso às funcionalidades de atendimento e monitoramento do Canal de Alertas. No entanto, não possuem acesso ao menu Equipe, não podendo adicionar ou editar membros da Equipe.

Ao receber um alerta, identifique a gravidade da situação com base na classificação por cores (Verde, Amarelo ou Vermelho) e siga os procedimentos estabelecidos pela sua organização para cada tipo de acionamento.

Acesse o menu Usuários e na coluna “Ações”, ao lado do nome do cadastro que será atualizado, selecione a opção Editar. Na aba Acesso é possível redefinir a senha do usuário do aplicativo.

Ao atualizar credenciais como CPF e/ou senha de um usuário ele será automaticamente desconectado do aplicativo. As novas credenciais precisam ser encaminhadas ao usuário para que volte a ter acesso. 

O usuário também perderá acesso ao aplicativo se for Inativado/Desativado.

Quando um alerta for acionado por este usuário via aplicativo, a mensagem recebida pela Equipe de monitoramento exibirá a informação “Sem localização”.

O cadastro permite adicionar observações e anexos, como documentos relacionados ao acompanhamento da situação da pessoa monitorada.

*O sistema permite adicionar até cinco (5) arquivos com limite de 64 MB cada. 

Sim. O aplicativo é customizável. Incluindo a definição do nome; de cores; a decisão de utilizar ou não a logomarca da empresa/órgão; e os textos de orientação e das mensagens que identificam cada botão de alerta

Sim. A plataforma permite acessar o histórico de solicitações, possibilitando a análise de eventos passados e a geração de relatórios conforme necessário. 

A Equipe do Canal de Alertas pode acompanhar toda a atividade do aplicativo de forma detalhada pela tela de Monitoramento, acessada no menu Início. 

Os dados apresentados permitem analisar padrões, como os perfis de usuários que mais utilizam o aplicativo e áreas com níveis críticos de risco, além de servirem como referência para ações estratégicas. 

Sim.  A seção Últimos alertas do Painel de Monitoramento oferece a opção de fazer download de dados em planilha, para análise em outras ferramentas. Os filtros ajudam a selecionar o que deve ser consultado.  

*Os dados serão gerados de acordo com o período escolhido no filtro de datas.

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