Executar ações para mensagens recebidas e enviadas
- 27/02/2024
Ao lado de cada mensagem enviada ou recebida aparece um ícone de três pontos que permite realizar as seguintes ações:
- Copiar a mensagem.
- Responder para o contato ou Grupo de contatos de quem recebeu a mensagem.
- Favoritar a mensagem para encontrá-la nas “Mensagens favoritadas”.
- Encaminhar a mensagem para um Contato ou Grupo de contatos.
- Excluir mensagens enviadas e/ou recebidas em chat com um contato ou Grupos de contatos.
- Fazer download de arquivos de áudio clicando no ícone de três pontos exibido à direita desses arquivos.
É possível excluir qualquer tipo de mensagem: texto, áudio, vídeo, documento, foto.
A remoção pode ser aplicada de duas formas:
- O usuário pode apagar as próprias mensagens apenas para si mesmo ou para ele e a(s) pessoa(s) para quem enviou as mensagens, em conversas individuais ou em Grupos.
- Um usuário pode apagar mensagens de outro(s) usuário(s) em conversas individuais ou em Grupos, somente para si mesmo. Neste cenário, o usuário que apagar a(s) mensagen(s) não as visualiza mais. No entanto, os demais membros de Grupos continuam visualizando a(s) mensagen(s) até que o próprio autor as apague.
- Em Grupos de contatos o Moderador não tem o privilégio de apagar mensagens de membros para todos. Está sujeito a mesma regra de apagar mensagens de outros usuários apenas para si mesmo.
Podem ser deletadas mensagens enviadas e/ou recebidas em qualquer data.
Se o próprio autor apagar uma mensagem, na tela da conversa será exibido o aviso “Esta mensagem foi excluída pelo autor.” Junto do alerta aparecerá a data e o horário em que a mensagem apagada havia sido enviada, e também, o nome do usuário (que apagou) e sua foto de Perfil (se ele tem uma imagem de Perfil cadastrada).
Caso o usuário apague a mensagem de outra pessoa, ela desaparecerá do seu histórico de conversa e nenhum registro será mostrado na tela do chat.
Para remover uma mensagem, pressione o ícone de três pontos ao lado dela e clique na opção Excluir. Ao fazer isso, pop-ups com opções de exclusão serão abertos na tela. Neles são apresentadas as seguintes alternativas:
- “Excluir para mim”, “Excluir para todos” ou “Cancelar”: Quando o usuário tentar apagar uma mensagem de sua autoria em um chat individual ou em grupo.
- “Excluir para mim”: Quando um usuário tentar apagar a mensagem de outra pessoa em chat individual ou em grupo.
Sempre que uma exclusão for feita a plataforma notificará “Mensagem excluída com sucesso”.
Exemplo 1
Excluir mensagem do próprio autor em chat individual.
Exemplo 2
Excluir mensagem de outro usuário em chat individual.
Exemplo 3
Excluir mensagem do próprio autor em chat com Grupos de contatos.
Exemplo 4
Excluir mensagem de outro usuário em chat com Grupos de contatos.
DICA
Sempre que receber novas mensagens a partir de Conversas o usuário visualizará um alerta ao lado do Nome do contato que as enviou, com:
- A quantidade de mensagens não lidas;
- O horário de recebimento da última mensagem (se foi recebida na data vigente) ou a data de recebimento (se foi recebida em dias anteriores);
- Tipo de mensagem (texto, arquivos ou mídias).
Assista a demonstração de como são exibidos alertas de novas mensagens:
Veja que para mensagens recebidas no mesmo dia é exibido o horário e, para as recebidas em dias anteriores, é mostrada a data.