Conectividade
Conexão dos usuários com a nuvem pública
Por padrão, os usuários se conectam aos recursos da solução através conexão segura pela Internet, como é apresentado na imagem a seguir. Todas as conexões, tanto dos usuários remotos quanto dos que estão dentro do escritório, são tratadas pelo SBC de borda da Digivox, que garantem toda a segurança da comunicação. Desta forma, os usuários conectados na Intranet e na Internet podem acessar a solução simultaneamente.
Alternativamente, a conexão entre a Intranet (rede interna) e a solução na nuvem pública também pode ser feita através de circuito de dados dedicado. Neste caso, o cliente deve considerar a contratação deste circuito de dados do seu datacenter até uma das Zonas (datacenters) da nuvem pública de onde a solução Digivox é disponibilizada.
Neste cenário, também será necessário a contratação de recurso de conexão direta do circuito de dados da contratante para a solução em nuvem Digivox. O serviço adicional também é conhecido como “Golden Jumper”.
Conexão dos usuários em rede privada (com NAT)
De forma a permitir que dispositivos em redes privadas, que utilizam o recurso de NAT (Network Address Translation), estabeleçam comunicações diretas com outros dispositivos através da internet, a solução implementa os recursos de de STUN (Session Traversal Utilities for NAT) e TURN (Traversal Using Relays around NAT), através das RFCs 5389 e 5766, respectivamente.
Assim, é possível superar as restrições do NAT e permitir que os dispositivos internos descubram o seu endereço IP público, e estabeleçam as comunicações em tempo real.
Conexão com a PSTN
Ao planejar a migração de sua solução de Comunicações Unificadas para a nuvem, a empresa deve considerar como adaptar sua estratégia de entroncamento com a rede pública de telefonia e a nova solução de UCaaS (Unified Communications as a Service).
Pensando nisso, a Digivox permite diversos cenários de conectividade com a rede pública, sendo as três principais listadas a seguir:
- On-premises permitindo um cenário onde o cliente pode manter a utilização dos seus troncos de voz existentes (BYOC - Bring Your Own Carrier). Nesse cenário, o controle de chamada de voz é realizado pelo Unity Cloud Services e os serviços PSTN existentes da organização continuam a ser usados para conexão com a rede pública. Um SBC (Session Border Controller) é utilizado como o ponto de integração entre a solução em nuvem e os serviços de entroncamento de voz. Se os troncos de voz forem baseados em SIP, o SBC é o único dispositivo de integração necessário. Se a organização estiver ainda usando entroncamento baseado em E1 Digital, será necessário a adição de um Gateway para fazer a interface com o tronco de voz.
- Cloud, com a migração dos troncos PSTN para a nuvem, mas com a empresa ainda mantendo a relação com a sua operadora de voz em separado, a terminação dos entroncamentos de voz é modificada para a nuvem, em vez de on-premises. Além disso, o SBC que antes também era on-premises, passa a ser entregue pela Digivox, em sua infraestrutura de nuvem.
- Cenário UCaaS completo. Nesse cenário pronto para uso, a organização faz a portabilidade dos seus números de telefone para a solução de UCaaS Digivox e os serviços de conexão com a PSTN passam a ser entregues via Internet aos usuários da organização. Os troncos de voz da contratante agora se conectam diretamente à solução Unity Cloud Services, por meio de troncos SIP de alta capacidade gerenciados pela Digivox.
Tipos de dispositivos conectados
A solução permite o registro de terminais telefônicos SIP, endpoints de video SIP, Softphone Web e Softphone mobile. Assim, o SBC da solução em nuvem Digivox suporta tais registros através de diversos protocolos.