Guia do Usuário do Aplicativo
- 09/04/2025
O aplicativo do Canal de Alertas Smartspace compõe um sistema de monitoramento e resposta para emergências em tempo real.
Ele é disponibilizado nas lojas de aplicativos Google Play Store e Apple Store para usuários monitorados por empresas/órgãos que possuem serviços ou programas que atendem pessoas em situações de emergência/risco.
Por exemplo: vítimas de violência doméstica, profissionais de saúde que atendem emergências em hospitais, funcionários de empresas que atuam em campo, participantes de eventos, entre outros.
A empresa/órgão que presta o atendimento pode personalizar o aplicativo de acordo com as situações de emergência relacionadas ao seu programa/serviço. Isso permite, inclusive, que utilizem um nome alternativo para o APP. O que é útil para que pessoas monitoradas consigam solicitar ajuda com discrição, como no cenário de mulheres vítimas de violência.
O download pode ser feito sem nenhum custo para os usuários e o aplicativo funciona sem necessidade de acesso à internet.
Pelo celular, usuários podem acionar botões de alerta nas cores Verde (risco leve), Amarelo (risco moderado) ou Vermelho (risco grave).
Os acionamentos permitem que a empresa/órgão identifique rapidamente a gravidade da situação e aja de acordo com cada caso.
Os usuários são cadastrados pela empresa/órgão. Mas, caso um usuário baixe o aplicativo no celular e ainda não tenha uma conta cadastrada, basta seguir as orientações fornecidas no próprio aplicativo clicando em Não possuo uma conta.
Este guia explica como o aplicativo funciona a partir do exemplo de utilização em um programa que monitora pessoas em situação de risco de violência.
O nome do aplicativo e todas as mensagens e contatos nas telas foram personalizados para este caso de uso.
Consulte a empresa/órgão responsável pelo programa/serviço que você utiliza para buscar o APP correspondente nas lojas de aplicativos.
Caso de Uso
“Humor Diário” é o nome discreto escolhido para atender pessoas em risco de sofrer violência, sem que agressores consigam identificar a real finalidade do aplicativo, e evitem pedidos de ajuda.
O sistema de atendimento funciona como um “Botão do Pânico”. A partir do cadastro, sempre que sentir-se em perigo a pessoa monitorada pode acionar os botões de alerta nas cores Verde (risco leve), Amarelo (risco moderado) ou Vermelho (risco grave).
Ao fazer isso, a Equipe de segurança será notificada por mensagem. Para os alertas Amarelo e Vermelho, além da notificação por mensagem também será realizada uma ligação para o número de atendimento.
Ao ser notificada, a Equipe de segurança entrará em contato com a pessoa monitorada e adotará as medidas de atendimento necessárias para cada situação.
Confira a seguir o passo a passo com orientações para uso do aplicativo:
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Acesse a loja de aplicativos do seu celular: Google Play Store (Smartphone) ou Apple Store (IOS).
Pesquise pelo aplicativo desejado, faça o download e a instalação.
* Nesta demonstração o aplicativo tem o nome alternativo “Humor Diário”.
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Para utilizar o aplicativo é necessário possuir um cadastro realizado pela Equipe do órgão que presta o atendimento.
Se ainda não tem cadastro, selecione Não possuo uma conta. Você será direcionado para a tela com o link de um endereço de e-mail para contato. Clique nele.
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Usuários já cadastrados podem acessar o aplicativo utilizando o CPF e a senha fornecida pela Equipe de atendimento.
Basta informar os dados e selecionar Continuar.
*O CPF utilizado na demonstração é meramente ilustrativo. -
Caso não lembre a senha, será necessário solicitar a redefinição à Equipe do programa/serviço. Para isso, selecione Esqueci minha senha.
Na tela de Recuperação de senha clique em um dos canais de contato disponíveis.
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Após o login, a tela de Boas-vindas será exibida.
Deslize para a direita para ver todas as orientações sobre o uso do aplicativo.
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IMPORTANTE IMPORTANTE: É recomendável permitir que o aplicativo acesse sua localização, para que a Equipe de atendimento possa agir em caso de risco moderado ou grave.
Quando a permissão para acessar a localização estiver habilitada, a Equipe de atendimento receberá um link para acessá-la.
Se a permissão não for concedida, o pedido de ajuda será recebido como “Sem localização”.
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Para ver a tela de instruções do aplicativo clique no ícone de interrogação no topo direito.
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Quando estiver em perigo, na tela inicial do aplicativo selecione os botões coloridos de acordo com o grau de risco em que se encontra, como a seguir:
Verde: A mensagem discreta do botão é “Estou bem”. Indica que existe um grau de risco leve. No aplicativo você verá uma mensagem orientando que aguarde contato da Equipe de atendimento.
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Amarelo: A mensagem discreta do botão é “Estou normal”. Indica que existe um grau de risco moderado.Vermelho: A mensagem discreta do botão é “Estou mal”. Indica que existe um grau de risco alto.
No aplicativo uma mensagem informará que o órgão foi notificado com sua identificação, grau de alerta e localização.
A mensagem ainda apresentará o botão Ligar agora! Basta clicar para fazer uma chamada para o número de atendimento.
*Se estiver impedido de pressionar o botão, em 10 segundos o aplicativo usado no aparelho para fazer ligações será aberto com o número de atendimento preenchido.
Basta pressionar o ícone do botão Ligar.
"O aplicativo do seu celular para fazer ligações abrirá automaticamente em 10 segundos, com o número de atendimento preenchido. Clique no botão para ligar.
*O número da imagem é ilustrativo."
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Se a permissão para acessar sua localização não foi concedida, a mensagem que chegará para a Equipe de atendimento informará “Sem localização”.
No aplicativo uma mensagem indicará que o órgão foi notificado com sua identificação e grau de alerta e chamará atenção para o fato de a sua localização não ter sido enviada.
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Os dados do Perfil de usuário podem ser consultados selecionando o ícone de Avatar, no topo direito da tela do aplicativo.
Além de informações do cadastro é possível verificar endereços de contato para informar a existência de dados incorretos.
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Para fazer logout do aplicativo basta clicar no ícone para sair, também no topo direito da tela.
IMPORTANTE IMPORTANTE: As ligações para a Equipe de atendimento serão gravadas.